RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 10 de abril de 2010

MONUMENTOS

UM GAÚCHO ESQUECIDO


Foto LRS

Este monumento presenteado a cidade de Porto Alegre pelo governo uruguaio, é um dos mais belos que conheço. Ao nível do nosso Laçador.

Sua pose é de quem, depois da lida, bombeia os campos longíncuos...

Contudo, para variar um pouco em relação aos monumentos de Porto Alegre, está jogado as traças, ou melhor, aos vândalos.

Notem sua mão direita. Simplesmente arrancaram (e faz mais de ano que está assim). Suas esporas também já não retumbam mais. Está em silêncio, assim como as autoridades responsáveis.

O lindo monumento está localizado no Parque da Redenção num local que ninguém vê. Entre arbustos, quase embaixo de um viaduto.

Há tempos o Piquete Fraternidade Gaúcha, da maçonaria, vem lutando pela remoção da estátua para um local onde todos tenham acesso, com iluminação, com visibilidade.

Na Semana Farroupilha de 2009, inclusive, fizemos um almoço e oferecemos a Vereadores e Secretários municipais. Junto a este almoço, alcançamos um projeto para a citada remoção.Dificuldades daqui, burocracias dali e o nosso gaúcho continua no mesmo local, impávido e...esquecido!