RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O REI DO BAIÃO E SUA TODESCHINI

Durante toda a sua trajetória, Luiz Gonzaga utilizou a sanfona fabricada no Rio Grande do Sul

Hoje, dia 13 de dezembro, Luiz Gonzaga estaria completando 100 anos. É impossível comemorar seu centenário sem lembrar qual era sua marca registrada: a sanfona Todeschini. Durante toda a sua carreira, usou apenas os acordeões da Todeschini, fabricados em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. As sanfonas sempre foram doadas ao músico, que fazia questão de ir até a fábrica, no interior do Estado, acompanhar os detalhes da produção. Durante estas viagens, ficava hospedado na casa de Luiz Matheus Todeschini.

Atualmente, a fábrica dos acordeões da Todeschini fica em Porto Alegre, sob o comando de Mano Monteiro. Mesmo com o passar dos anos, a empresa continua primando pela qualidade em seus produtos. “O acordeon é fabricado especialmente para cada pessoa, de acordo com o ritmo e região do sanfoneiro”, explica Monteiro. E este era o principal motivo do Rei do Baião escolher a Todeschini: a certeza de qualidade em todos os detalhes. Em uma dessas idas à Bento Gonçalves, Luiz Gonzaga escreveu uma carta de agradecimento à família Todeschini. “Agradeço a tudo o que foi feito por mim, não há palavras nem pagamento que compense a bondade de vocês”, declarou o Rei do Baião.

Além disso, mostrou-se encantando com as belezas do Rio Grande do Sul: “Cheguei ao Rio de Janeiro falando das maravilhas que vi em Bento Gonçalves”. E desejava que a sua família também conhecesse o lugar: “Conhecer esta maravilha é presente de férias que darei à minha turma”. Emocionado, Gonzagão finaliza a carta, firmando um elo entre ele e a família Todeschini: “Disponham sempre desse humilde, mas sincero amigo de vocês, esse caboclo nordestino que é Luiz Gonzaga, Rei do Baião”.

O acordeon Todeschini pode ser visto nas telas de cinema, no filme “Gonzaga – De Pai pra Filho”. O ator que interpreta Luiz Gonzaga dos 27 aos 50 anos, Chambinho do Acordeon, é também músico, e solicitou para as filmagens um modelo Super 9 Todeschini Acordeões.

A Todeschini Acordeões foi fundada por Luiz Matheus Todeschini, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A empresa está localizada em Porto Alegre, mas vende os instrumentos para músicos de todo o país. Neste mês a Todeschini completa 80 anos de fundação, sempre lembrada como uma das mais tradicionais fábricas de acordeões da América Latina. Já produziu mais de 170.000 acordeões, sendo que a maioria ainda está em uso.