RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 9 de abril de 2013

VOLTEANDO DATAS - UM ANO SEM BEREGA



Hoje está fazendo um ano da morte do artista plástico Berega.

Berega foi um artista que viu como poucos (muito poucos), detalhes mínimos do cotidiano gauchesco, como na gravura acima intitulada Bolicho de Campanha. Este uruguaianense consagrou-se nas antigas "folhinhas" (calendários) que fez, por longos anos, para a refinaria ipiranga. Tais gravuras viraram objeto de colecionadores.

Luiz Alberto Pont Beheregaray, conhecido por Berega, nasceu em 26 de maio de 1934.

Berega desenvolveu seu gosto e talento pelo desenho ainda na infância mas somente passou a trabalhar profissionalmente como artista plástico no início da década de 70. Sua temática foi recorrente às impressões da cultura de sua terra, sua região e suas impressões de sua infância em meio ao pampa gaúcho: sua gente, sua cultura e suas coisas e o inseparável cavalo. Neste quesito, rompeu fronteiras e o retratou em inúmeras raças, nos infinitos movimentos, usos, culturas e esportes.

Apaixonado pela cultura regional gauchesca, foi um estudioso meticuloso de todos os aspectos relacionados, de sua história aos seus costumes. De suas matizes às suas texturas. De seus movimentos à sua impressão estática de sua forma. De sua força à complascência na fragilidade de linhas tênues e delicadas perpetuadas em seu trabalho.

Tem sido sempre lembrado pelos nativistas, tradicionalistas, estudiosos e artistas por ter marcado referência em vários aspectos, recebendo ainda homenagens e citações em outras obras como poesias e letras de músicas.