RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 13 de maio de 2013

SEMELHANÇAS ENTRE AS GUERRAS

DOS FARRAPOS E DA SECESSÃO

imagens do filme "Lincoln"

Ontem, Dia das Mães, ficamos pelo rancho "curtindo" a família. Depois da bóia e de uma sesteada das buenas, fui convidado pela minha prole para assistir "Lincoln", a história do 16º presidente dos Estados Unidos. Dirigido por Steven Spielberg, o filme concorreu em 12 categorias, incluindo melhor direção, filme e ator, ao Oscar 2013.

No longa, Daniel Day-Lewis vive Abraham Lincoln durante a Guerra Civil Americana e a aprovação de uma das principais emendas do país, a 13ª, que em 1865 aboliu definitivamente a escravatura. Lincoln, que foi o primeiro presidente Republicano do país, foi assassinado meses depois, por prometer, em um discurso, direito de voto aos negros.

Neste filme, entre um mate e outro, fiquei analisando com meus botões as similitudes entre a Guerra da Secessão e a nossa Guerra dos Farrapos.

Na guerra norte-americana os nortistas tinham soldados negros que lutavam por sua liberdade, negada pelos 11 Estados sulistas confederados.

Aqui, o sul (Rio Grande do Sul) tinha seus lanceiros negros que também peleavam pelo fim da escravidão que era negada pelo norte (Côrte).

Lá, por diferença de dois votos, a emenda a Constituição (13ª emenda) que terminava com o trabalho escravo foi aprovada semana antes do fim da guerra. Aqui, dos oito pontos propostos pelos Farrapos para o fim dos conflitos, apenas um não foi aceito pelo império, ou seja, o fim da escravatura.

Nossa Guerra dos Farrapos terminou em 1845. A Guerra Civl Americana, que matou quase 900 mil pessoas do mesmo país, terminou em 1865. Isto quer dizer que vinte anos antes dos americanos nós, gaúchos, já pensávamos em abolição da escravatura. Pena que não tivemos forças para conseguir nosso intento.

Como imagino um sério contraponto a minha postagem com o argumento Batalha dos Porongos, me antecipo dizendo que este é um episódio até hoje nunca claramente elucidado. Nem por um lado, nem por outro. 

Mas voltando ao filme. Ele termina assim:.... Melhor vocês assistirem.   

 Imagens reais da Guerra Civil Americana