RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

domingo, 22 de dezembro de 2013

O TEMPO E O VENTO VIRA MINI-SÉRIE


Texto: Extraído do Site O GLOBO

O Tempo e o Vento, uma série literária de Erico Verissimo, iniciada em 1949 com o livro O Continente, seguido pelas obras O Retrato, em 1951, e O Arquipélago, em 1961, ganha nova adaptação para a televisão. A história de amor, combates e superação já foi novela na Globo, e estreou nas telas do cinema esse ano. Agora, com inserção de cenas inéditas e novos personagens, o romance ganha nova edição e montagem para a versão televisiva.

O Tempo e o Vento conta a história de amor entre Bibiana (Marjorie Estiano) e Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), em meio aos conflitos de duas famílias opostas (Foto: Globo) 
O Tempo e o Vento, que estreia no dia 1º de janeiro, conta a história de amor entre Bibiana (Marjorie Estiano) e Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), em meio a conflitos de duas famílias opostas (Foto: Globo)

A minissérie, que estreia no dia 1º de janeiro na Globo, conta a história de amor entre Bibiana (Marjorie Estiano) e Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), em meio aos conflitos de duas famílias opostas, os Terra Cambará e os Amaral, que viveram em confronto por mais de 150 anos. As histórias do pampa e das guerras que encheram o povo gaúcho de cicatrizes e memórias são narradas por Bibiana, a centenária Terra Cambará que relembra a trajetória de sua família, desde sua avó Ana Terra (Cleo Pires) até o final de sua vida.

Thiago Lacerda é Capitão Rodrigo em O Tempo e o Vento, minissérie que a Globo exibe em três capítulos (Foto: Globo)

Thiago Lacerda é Capitão Rodrigo em O Tempo e o Vento, minissérie que a Globo exibe em três capítulos (Foto: Globo)

Santa Fé é a cidade fictícia onde se passa a história central. Construída no Parque do Gaúcho, em Bagé, no Rio Grande do Sul, a cidade cenográfica ocupa 10 mil metros quadrados, conta com 17 edificações, envolveu mais de 200 trabalhadores durante mais de seis meses, e permanece na região como herança da população local.

É o imponente Ricardo Amaral (José de Abreu) quem acolhe Ana Terra em Santa Fé, cidade que ele fundou (Foto: Globo)

É o imponente Ricardo Amaral (José de Abreu) quem acolhe Ana Terra em Santa Fé, cidade que ele fundou (Foto: Globo)

Na obra, uma das mais importantes da literatura Gaúcha, Santa Fé foi fundada e erguida pelo imponente Ricardo Amaral (José de Abreu), que é quem acolhe Ana Terra. É em Santa Fé que ela reconstrói sua vida ao lado do filho ainda criança, Pedro (Eduardo Correa), após perder a família e suas terras em um ataque dos castelhanos. Dedicada e agradecida pelo acolhimento, Ana Terra não poderia imaginar que seus sucessores se tornariam os principais rivais da família Amaral.

Cleo Pires é Ana Terra na adaptação da obra clássica de Erico Verissimo, que estreia no dia 1º de janeiro (Foto: Globo)

Cleo Pires é Ana Terra na adaptação da obra clássica de Erico Verissimo, que estreia no dia 1º de janeiro (Foto: Globo)

O início desse combate se dá anos depois com a chegada do charmoso e divertido Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda). Corajoso, o guerreiro de muitas batalhas, encantado pela filha de Pedro Terra (Cacá Amaral) e neta de Ana Terra, Bibiana (Marjorie Estiano), enfrenta bravamente os empecilhos de um romance que atravessa o tempo e prova que o amor é capaz de resistir às guerras.

Filha de Pedro Terra e neta de Ana Terra, Bibiana (Marjorie Estiano), enfrenta os empecilhos de um amor que cruza o tempo (Foto: Globo)

Bibiana (Marjorie Estiano) enfrenta bravamente os empecilhos de um amor que atravessa o tempo (Foto: Globo) 

Desejada por Bento Amaral (Leonardo Medeiros) e apaixonada por Rodrigo, Bibiana resiste às imposições daquela época e, com a ajuda do irmão, Juvenal Terra (Cris Pereira), convence a família de seu amor e, apesar de não ter aprovação completa do pai, se casa com o capitão. A partir daí o cerco se fecha para os Terra Cambará. Prisões, mortes e mais guerras tomam conta da família, que seria sustentada pelo amor, dedicação e superação de Bibiana.


A família Terra Cambará: Bolívar (Igor Rickli) e Luzia (Mayana Moura) (Foto: Globo) 

A família Terra Cambará: Bolívar (Igor Rickli) e Luzia (Mayana Moura) (Foto: Globo)

Disputas, espera e angústia marcaram a vida de Bibiana. O tempo passou, mas, assim como a avó Ana Terra, a força e a dedicação sempre fizeram parte da sua personalidade. Com o falecimento do marido, covardemente morto em combate por Bento Amaral, e, futuramente, com a perda das terras de seu pai, ela se apegou ao filho, Bolívar (Igor Rickli), para superar as perdas e reconquistar o que era de sua família.

E com a chegada de Luzia (Mayana Moura) e seu avô, Agnaldo Silva (Carlos Cunha Filho), forasteiro que se apossou da casa da família Terra e ali construiu um sobrado, Bibiana vê a oportunidade de recuperar as terras que eram de seu pai, ao perceber o amor de Bolívar pela moça. O que eles não imaginam é que Luzia é desequilibrada e que sente prazer ao se aproximar da morte.

As caracterizações de Florêncio Terra (Rafael Cardoso) e de Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda) (Foto: Globo) 

As caracterizações de Florêncio Terra (Rafael Cardoso) e de Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda) (Fotos: Globo)

Primo de Bolivar, Florêncio (Rafael Cardoso) é um rapaz tímido e também se encanta por ela. Mas com seu jeito quieto, acaba por não ser o escolhido pela moça como seu futuro marido. Apesar de perder a disputa amorosa, ele não deixa a amizade ser abalada e é ele quem percebe o comportamento estranho de Luzia e tenta abrir os olhos do primo.

Com Luzia, Bolívar tem um filho, Licurgo (Marat Descarts), por quem Bibiana passa a se dedicar após mais uma tragédia.

Com direção de Jayme Monjardim, roteiro de Letícia Wierzchowski e Tabajara Ruas e produção de Rita Buzzar, O Tempo e o Vento é uma adaptação livre da obra de Erico Verissimo, com três capítulos. A minissérie estreia na Globo no dia 1º de janeiro, logo após Amor à Vida.