RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 3 de junho de 2015

RODEIOS SUSPENSOS NO RS


 
Os rodeios, festas campeiras e qualquer atividade equina programadas para este fim de semana no Estado, inclusive uma etapa do Freio de Ouro em Santo Ângelo, estão suspensas. 
 
O motivo é a descoberta de um foco de Morno, inclusive com sacrifício de animal, no município de Rolante.
 
Como as vacinas e a consequente liberação para GTA levam em torno de 5 dias, e para evitar contaminação,  a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Sanidade de Equídeos, da Divisão de Defesa Sanitária Animal do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), recomendou a suspensão destes encontros que envolvam animais.

O mormo é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, que acomete principalmente os eqüinos, podendo também acometer o homem, os carnívoros e eventualmente os pequenos ruminantes.
Os sinais clínicos mais freqüentes são:    febre, emagrecimento, tosse, corrimento nasal e lesões na pele no inicio nodulares e evoluem para ulceras e após cicatrização formam lesões em formato de estrela.
A principal via de infecção é a digestiva, podendo ocorrer pelas vias aéreas, genital e cutânea.
A disseminação do  mormo no ambiente ocorre pelos alimentos, bebedouros, cochos, embocaduras  e raramente utensílio de montaria.
A principal forma de excreção do organismos é pela via nasal e oral devido ao rompimento de lesões pulmonares  causadas pela doença.

Muitos rodeios já programados com antecedência estão tentando reverter esta situação.