RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

SUSPEITA DE DOENÇA DE MORMO EM HUMANO

Jovem foi internado após sofrer intoxicação em Santana do Livramento. Segundo hospital, ele apresenta sintomas compatíveis com a enfermidade.

Elenice Vieira e Roberta Mercio Da RBS TV


Foto reprodução / RBS TV

A Santa Casa de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, aguarda o resultado de um exame que pode constatar o primeiro caso de infecção pela bactéria causadora da doença do mormo em um ser humano registrado no estado desde o surgimento de um foco da enfermidade em junho deste ano. O paciente com suspeita da doença, um trabalhador rural de 19 anos, está internado na instituição em estado gravíssimo.

O jovem foi internado na última segunda-feira (17) após ter sofrido uma intoxicação por um pesticida. Segundo o diretor técnico do hospital, Antônio Cabrera, ele apresentou sintomas compatíveis com a doença do mormo. Cabrera não descarta que ele tenha sido infectado pela bactéria, e mas afirma que foi coletado sangue e que o resultado do exame que vai confirmar ou descartar a doença deve ficar pronto em até 96 horas.

"Ele tem 21,7 mil leucócitos, o que marca que ele tem uma infecção por bactéria. Isto é uma bactéria do grupo da pseudomona, a pseudomona mallei, exatamente a que dá essa doença. Existe a possibilidade do mormo, que eu não posso descartar", disse Cabrera.

O mormo provoca problemas respiratórios nos equinos e pode ser transmitido para seres humanos, podendo levar à morte. A doença era considerada erradicada do Estado, até o aparecimento do primeiro caso em junho em Rolante, no Vale do Paranhana. Por causa do mormo, pelo menos seis cidades do Rio Grande do Sul já cancelaram o desfile de 20 de Setembro. Pelo menos 11 casos suspeitos de contágio em equinos estão em análise no estado.