RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

CHASQUES DO MTG



Movimento Tradicionalista Gaúcho revela vencedores do
 Prêmio de Jornalismo
 
 
O Movimento Tradicionalista Gaúcho divulgou, nesta semana, os vencedores da edição 2017 do Prêmio MTG de Jornalismo. Concorreram profissionais e estudantes de comunicação com matérias veiculadas no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016. No total, foram 48 inscrições. Os troféus aos vencedores serão entregues durante o Enart – Encontro de Artes e Tradição, a ser realizado de 17 a 19 de novembro em Santa Cruz do Sul.
 
Segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, a imprensa tem papel fundamental na difusão da pauta tradicionalista, revelando-se, ao longo dos anos, uma forte parceira. “São critérios, neste prêmio, por exemplo a capacidade de traduzir os fatos tradicionalistas para quem não é tradicionalista, também a consistência na divulgação desses temas, mas sobretudo a contribuição para preservação da memória do tradicionalismo gaúcho  e contribuição para uma reflexão sobre a figura folclórica e simbologia do gaúcho”, afirma.
Esta é a terceira edição do Prêmio MTG de Jornalismo.
 
Conheça os vencedores
 
Profissional
Fotografia: Isadora Neumann – Zero Hora (Pauta: Enart);
Cobertura Evento Campeiro: Henrique Massaro Rodrigues – Correio do Povo (Pauta: Acendimento e distribuição da Chama Crioula);
Rádio: Marcos Nunes Correa - Rádio Onda FM 97.7 (Pauta: Festejos Farroupilhas);
Caderno Especial: Leonardo Pujol – Zero Hora (Pauta: Acampamento Farroupilha);
Cobertura Evento Artístico: Natalia Silva Carapeços Fucks – Zero Hora (Pauta: Enart);
Impresso: João Cleber Caramuz – Gazeta do Sul (Pauta: Enart);
Site, Blog ou Fanpage: Beatriz Colombelli - Folha do Mate (Pauta: Série Direto de Galpão)
Revista: Dilerman Zanchet – Revista Somando (Pauta: Inclusão no tradicionalismo).
 
Universitário
Rádio: Luana Kanitz – Fadergs (Pauta: Acampamento Farroupilha)
Jornal Impresso: Louise Fisher – Unisc (Pauta: Viver o sonho)
Cobertura de Evento Campeiro: Thaís Dutra – Unochapecó (Pauta: Cavalgada Perfumada)
Site, Blog ou Fanpage: Tuanny Prado Flores – Unisinos (Pauta: Enart)

 
 
Prendas e peões mirins desenvolvem projeto
"Resgatando a Diversão da Piazada"
 
 
As prendas e os peões do Rio Grande do Sul, categoria mirim, desenvolveram no último final de semana mais uma atividade do projeto "Resgatando a Diversão da Piazada". Em Venâncio Aires, no Parque do Chimarrão, o 2º Piá Gustavo de Souza Moreira fez demonstração durante o Premiart – Festival Artístico Pré-Mirim. Já em Novo Hamburgo, no Encontro Regional de Patrões da 30ª Região Tradicionalista, no CTG Essência da Tradição, foi a vez da 1ª Prenda Mirim, Cecília Scholz, fazer uma apresentação. Já o Piá Saullo Dutra desenvolveu a atividade no CTG Sentinela do Rio Grande, no município de Rio Grande.
 
O projeto consiste no resgate de brinquedos e brincadeiras de outrora que não constam na bibliografia do Entrevero de Peões e da Ciranda de Prendas. As pesquisas enviadas ao Prendado Estadual farão parte de um livro a ser lançado em abril do próximo ano e que passará a compor a bibliografia dos concursos. Quem quiser colaborar com a pesquisa pode entrar em contato com o prendado ou com a vice-presidência cultural do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho.
 
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
Cel e Whatsapp: 51 99370 0619